segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Seria esta a casa mais segura do mundo?

Casa Vogue -

Engana-se quem pensa que segurança é uma preocupação exclusiva da arquitetura brasileira. Eis aqui uma casa na Polônia que  ultrapassa todos os limites de proteção que se pode imaginar para uma construção do tipo – a ponto de ser considerada à prova até de um ataque de zumbis. Ou pelo menos é assim que gosta de pensar o seu proprietário, fã declarado de filmes de terror e aventura.
Fato é que ela deixa para trás qualquer muro alto ou cerca elétrica tão comuns no Brasil. Localizada em um vilarejo próximo a Varsóvia, a residência recebe o adequado nome de Safe House – ou casa segura, em português. Dentro de um monolito de concreto com 610 m² de área, ela tem tudo aquilo que se procura quando se vive longe da cidade: um belo jardim, salas espaçosas, janelas imensas com vista para o verde, e até mesmo uma piscina coberta.
Mas o que mais chama a atenção no projeto dos arquitetos do KWK Promes é, de fato, seu sistema de segurança. “A principal prioridade dos clientes era garantir para a família uma sensação de máxima segurança. Isso determinou o visual e a performance da casa, que tem o formato de um cubo cujo exterior tem partes totalmente móveis”, explicam os autores.
Quando a casa se abre para o jardim, paredes laterais movem-se em direção ao muro exterior, criando um pátio. Depois de cruzar o portão, o visitante é então obrigado a aguardar dentro desta zona de segurança, até receber autorização para entrar na casa. Assim, se a casa estiver fechada, a zona de segurança se restringirá aos limites da construção. Mas durante o dia, quando as paredes estão abertas, ela se estende aos limites do terreno.

Para fazer a casa funcionar, os arquitetos precisaram criar equipamentos customizados. O mais complexo são as paredes deslizantes, todas com 2,2 m de altura, e até 22 m de comprimento. Mas elas não são os únicos elementos móveis da casa  – com 2,8 m de altura e largura de até 3,5 m, as janelas correm completamente e abrem uma ponte levadiça que conduz ao terraço acima da piscina.
Na fachada voltada para o jardim, um enorme portão rolante de alumínio de 14 por 6 m teve de ser fabricado em um estaleiro. O esforço valeu a pena: quando aberto, ele transforma a casa em um verdadeiro terraço, e, se fechado, pode funcionar como uma tela de projeção de cinema, para enorme deleite do cinéfilo dono.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário