Agora é a hora de investir nas redes sociais. É uma forma de mídia eficaz e com baixo investimento. Para começar, você vai precisar de um bom gestor de marketing ou um assistente de redes sociais. não necessariamente esse profissional precisa estar dentro da empresa, pode-se terceirizar este serviço, recisará ter esse profissional dentro da própria empresa, já que no mercado há várias agências de publicidade e profissionais especializados nessa área. Porém, se preferir, você mesmo poderá operar essas ferramentas, lembrando-se que é necessário ter tempo do dia reservado e buscar informações para utilizar as redes sócias da melhor forma possível.
Em maio de 2003, cinco pessoas fundaram o Linkedin, convidando 350 amigos para essa nova rede com foco nas relações profissionais. Em apenas um mês ganhou 4.500 adeptos. No final do ano já eram 81.000 pessoas conectadas e ao final de 2004, o número subiu espantosamente para 1,6 milhões de membros. E como toda rede social que dá certo, o crescimento continuou rapidamente: 4 milhões em 2005, 8 milhões em 2006, 15 milhões em 2007, 33 milhões em 2008 e 46 milhões de membros até agosto de 2009.
Mas então, qual a necessidade e as vantagens para uma imobiliária ou um corretor ter um perfil no linkedin?
A primeira das respostas é básica e de comum senso entre todas as redes sociais: relacionamento com clientes e futuros clientes, com as mais variadas empresas e diversos segmentos e promover sua marca e seu nome no mercado.
A segunda resposta é que o linkedin tem um perfil mais profissional, foi desenvolvido com a finalidade de criar oportunidade de negócios e empregos. No linkedin você também pode criar enquetes e colocar em discussão diversos assuntos.
No caso dos corretores, o ideal que fosse passada as informações quando por exemplo estivesses fazendo o curso de TTI (Técnico de Transações Imobiliárias)para que criassem seu perfil e já fosse divulgando seu trabalho e buscando oportunidades de negócios e conhecimentos na área.
Já as imobiliárias têm duas pontas: uma é divulgar sua marca, seus serviços e oportunidades de negócios (cuidado, isso não inclui vender ou divulgar imóveis no Linkedin).
Outra informação importante para as imobiliárias é que o Linkedin possui ferramentas de buscas e filtros que permitem encontrar qualquer pessoa ou empresa. Então não seria uma boa oportunidade para as imobiliárias através dessa mídia social recrutar profissionais qualificados para o mercado imobiliário? Pense nisso e faça um teste, tenho a certeza de que irá funcionar de forma prática e eficaz.
Passo a passo
Abra um perfil (conta pessoal) no Linkedin e preencha as informações cuidadosamente antes de adicionar as pessoas e empresas. Lembre-se que o foco é profissional, portanto coloque apenas informações pertinentes, deixe as informações pessoais para seu perfil em outras redes sociais.
Agora escolha uma boa foto e que cause uma boa impressão, lembre-se que ela será o seu cartão de visita. Adicione alguns amigos que já estejam há mais tempo no Linkedin e solicite a eles algumas sugestões ou mudanças que sejam necessária em seu perfil.
Observe as dicas que o próprio Linkedin oferece sobre com preencher o perfil corretamente, inclusive com exemplos de descrições e qualificações.
Então comece a navegar e a visitar outros perfis. Depois de familiarizado com as ferramentas, comece a convidar pessoas do seu relacionamento e faça um texto de apresentação personalizado para cada um deles. Navegue diariamente pelo site, e depois de algum tempo, você perceberá qual a estratégia a ser adotada. Você pode manter um círculo pequeno de contatos deixando claro que são todos muito próximos,
pode ampliar para ter acesso a uma rede muito maior de contatos, pode abrir áreas de trabalho e participar de grupos de interesse, usando sempre o bom senso e mantendo o foco de suas relações profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário