domingo, 29 de janeiro de 2012

É verão... veja como diminuir o calor em casa

odiário -

Só quem mora em imóvel voltado para o poente, que recebe o escaldante sol da tarde, sabe que alguns cômodos se transformam em uma sauna no verão. O desconforto térmico tem motivo: em geral as paredes recebem mais luz à tarde, quando existe maior concentração de raios ultravioleta e a temperatura interna realmente se eleva.

A dona de casa Lilian Bertollo enfrenta o desconforto há quatro anos. O apartamento alugado, onde mora com o marido e duas filhas, não permite reforma e nem a instalação de ar-condicionado. Os ventiladores são a melhor opção; por isso, ficam ligados boa parte do dia. Os ventiladores de teto na posição exaustor, especialmente quando anoitece, podem ajudar. O aparelho expulsa o ar quente e permite a entrada do ar fresco de fora, mas não faz milagres.

"O calor é demais e as paredes ficam muito quentes, fervendo mesmo, até tarde, por volta das onze da noite", reclama. Para as crianças isso representa desconforto na hora de dormir. A cama de uma das meninas é encostada na parede e é preciso afastá-la para amenizar o calor.


Divulgação

Brise-soleil filtra a entrada do sol e ajuda a reduzir a temperatura interna

A temperatura não é a única queixa da dona de casa. Os vidros precisam ficar abertos o dia inteiro, o que exige a limpeza do imóvel duas vezes por dia. "Você deixa tudo limpo pela manhã e à tarde tem que refazer. Entra muita poeira e suja tudo", lamenta Lilian.


Soluções para o imóvel

De acordo com o arquiteto César Henrique Godoy Gomes, o ideal é que todas as edificações tivessem a frente voltada para o Norte ou o Sul, e que o projeto de construção levasse em conta a incidência do sol e da ventilação. O imóvel planejado sai da planta com todos os recursos necessários para garantir qualidade de vida aos moradores, por isso ao construir ou reformar a casa é fundamental contatar um profissional habilitado para garantir o projeto ideal.

INVESTIR CERTO

O arquiteto César Gomes diz que investir em soluções no projeto pode aumentar o custo inicial da obra em até 7%, mas reduz o custo de manutenção.A longo prazo, pode cair 75% em relação ao convencional.

Se o imóvel não foi devidamente planejado, a primeira providência é investir em equipamentos que melhorem a ventilação, como fez a família Bertollo. Outra sugestão é a instalação de brise-soleil (sistema quebra sol), que visualmente lembra uma persiana externa e projeta sombras estratégicas na parede. Este recurso pode ser adaptado inclusive para fachadas de prédios.

O uso da madeira ou pedras nas paredes externas ou internas também ajuda a distribuir o calor. Para quem vai construir ou reformar, os materiais usados também podem ajudar. Neste caso, opte por matérias-primas que auxiliam no conforto térmico, como gesso e madeira, podendo decorar fachada até paredes internas. Para a eficácia, devem ser observadas as medidas para tal objetivo -

Além disso, a adequação do imóvel inclui um pacote de soluções que podem incluir desde a instalação de sistemas de ventilação, pintura em cores claras, instalação de vidros refletivos (ou duplos), acréscimo de plantas até áreas cobertas, como varandas. A dimensão correta das aberturas de janelas e portas voltadas ao Oeste e, quando necessário, o reposicionamento destes na área interna também podem ser calculados pelos arquitetos e engenheiros para melhorar a ventilação.

SOLUÇÕES PRÁTICAS

Não deixe de investir no imóvel por causa da posição em relação ao sol, mas considere custos de adequação.

Se o terreno impor um desafio, consulte um arquiteto e peça atenção ao conforto térmico.
Nas paredes mais quentes, plantas ajudam muito. Estude opções de jardinagem vertical e, se houver espaço, arborização.

Paredes claras e vidros refletivos são ótimas ideias, bem como paredes com revestimento em madeira ou gesso.

Dá-lhe ventilação natural; investir em janelas e portas maiores pode trazer bons resultados.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário