segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Evite cair em golpes na hora de alugar imóvel para temporada

Jornal Cidade -



Não caia em propagandas enganosas: certifique-se de quem é o imóvel na hora de alugá-lo, além de buscar referências de conhecidos sobre o bem

Nesta época do ano, em função das férias e proximidade do Carnaval, todo cuidado é pouco ao se alugar um imóvel, principalmente na praia. Na orientação de Marcos Paulo Ferro, subdelegado da Sub-Regional Creci - Rio Claro, é preciso atenção com os anúncios mal-intencionados, principalmente os da internet; desconfiar de preços abaixo dos praticados no mercado; tomar cuidado com as fotos postadas na internet, pois podem ser enganosas. Outro alerta que o profissional faz é quanto à localização do imóvel.

“Sempre que possível, antes de efetivar e firmar a locação, visitar pessoalmente o imóvel, a fim de comprovar sua existência, a localização e seu real estado de conservação. Vale lembrar que é bom analisar o comércio ao redor para não ter surpresas desagradáveis”, explica.

No entanto, a maneira mais segura para se locar um imóvel é por meio de uma imobiliária ou corretor de imóveis local, de preferência indicados por pessoas conhecidas. “Dessa forma, você ficará com mais segurança para efetuar a locação. Além disso, é possível obter informações de pessoas conhecidas que já visitaram o local/cidade/praia em que pretende passar as férias e podem dar boas dicas e até mesmo indicar onde se hospedar (pousada, hotel, apartamento)”, reforça.

Em termos de pagamento ao proprietário, procure sempre efetuar o valor mínimo de sinal para firmar o compromisso e o restante quando chegar ao imóvel. Em alguns casos, os proprietários, além do valor estipulado para a locação, pedem uma caução a fim de ressarci-los de eventuais danos causados ao imóvel pelos locatários. “É bom elaborar um contrato que discrimine toda a transação (partes envolvidas, valor total, valor dado como sinal, forma de pagamento, endereço do imóvel, multa por desistência, etc), assim, se houver algum problema, ficará mais fácil de se encontrar a solução”.

Um dos motivos para desconfiança nesse tipo de locação é quando a pessoa que está locando pede o valor integral e de imediato no momento da conversar, bem como indicar uma conta para depósito de que ele não seja o titular. Caso o contratante caia num golpe, o Creci - Rio Claro orienta buscar um advogado de confiança, e, se fizer o negócio por intermédio de uma imobiliária ou corretor de imóveis, também deverá denunciá-lo junto ao Conselho. No geral, o indicado é procurar por pessoas certificadas que trabalhem no segmento e que poderão dar informações seguras e mais corretamente.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário