quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ideias para valorizar o hall

O Dia - 

Com sugestões criativas, é possível deixar o ambiente mais bonito e funcional


São Paulo - O hall de entrada da casa é o responsável por dar as boas-vindas e anunciar o que está por vir. Essas características fazem do ambiente um dos mais importantes da casa. É por esse motivo que o espaço nunca deve ser esquecido na hora de planejar a decoração do todo.

No projeto da arquiteta Orlane Santos, a composição preta e branca feita com papel e o vaso vermelho | Foto: Divulgação

“Evite deixá-lo por último, ele merece muito mais. É o primeiro contato com o seu lar e funciona como um cartão de visitas”, afirma o arquiteto Ulisses Morato.

Mas para garantir uma boa impressão logo de cara é fundamental prestar atenção em alguns quesitos básicos. Um deles é a circulação.

“Não coloque coisas demais, que possam atrapalhar a transição”, afirma o profissional.

A decoração é outra etapa importante e deve seguir a mesma proposta da morada.

“O hall não pode destoar. Vale usar cores e texturas que já estão em outros ambientes”, afirma o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris.


Colocar a criatividade em cena também é fundamental para ter um projeto de sucesso. “Só assim conseguimos aproveitar a área da melhor maneira”, afirma a arquiteta Raquel Klieger, que ainda complementa: "será impossível errar se as características da personalidade dos moradores forem inseridas no projeto”.

Sem exagero

Pecar pelo exagero é sempre um problema. Evite colocar coisas demais no hall, o que pode atrapalhar a circulação e deixar o ambiente pesado. Se você ainda está em fase de projeto e planeja a casa dos sonhos, é importante saber que o hall deve ter, no mínimo, 1,20 m de largura. Essa medida evita o aperto ao chegar em casa.

Peças grandes não são bem-vindas no hall, pois atrapalham e até impossibilitam a visualização do restante da casa. Mesmo que haja espaço, não coloque sofás ou mesas. O ambiente, afinal, é de passagem.

A arquiteta Janete Chaoui apostou na poltrona e no papel de parede para deixar o hall confortável | Foto: Divulgação

A iluminação é um quesito imprescindível. Saber escolher as lâmpadas é uma tarefa importante. As ideais são os modelos R 101, que ajudam a valorizar as cores, R-70 - para halls com pé-direito alto - e a PAR 20 para destacar determinadas peças.

Como halls costumam ter uma metragem reduzida, pequenos truques que ajudam a valorizar a metragem são aliados sempre. Um dos principais é o espelho, que não pode faltar. Procure posicioná-lo no meio do ambiente. Escolher peças de vidro também é uma boa pedida, pois aparentam ser mais leves.

Cuidados

Fique à vontade para e escolher um tapete para o seu hall, mas não esqueça de colocar adesivos antiderrapantes sob o modelo. Esse cuidado evita acidentes. Vasos com plantas pontiagudas também não são recomendados, pois podem “espetar” os
visitantes.

O hall projetado pela arquiteta Renée Sbrana traz ganchos para acomodar chapéus ou casacos e porta-bengalas | Foto: Divulgação

As cores vibrantes estão em alta, mas devem ser usadas com moderação no hall. O ambiente deve ser agradável aos olhos. Eleja apenas um tom de destaque e complemente com outras opções mais neutras.

Para decorar, escolha um lustre bem bonito e uma tela da qual você goste, bem como esculturas - desde que não sejam muito grandes. Prever um local para guarda-chuvas, casacos e chapéus também é simpático.

Os aparadores estão sempre presentes no hall. Quando for escolher o modelo, opte pelos mais estreitos, que não ocupam muito espaço e ainda podem acomodar objetos de decoração.

Uma opção para dar novos ares ao seu hall sem gastar muito é apostar no papel de parede. Os florais e aqueles com estampas geométricas estão em alta.

A aplicação é rápida, sem dores de cabeça. Fazer uma composição de retratos na parede do hall também é uma boa ideia. Assim, quem visitou o seu lar guardará boas recordações da família e dos amigos.

Por fim, um hall de entrada não é nada sem uma bela porta. Eleger o modelo ideal é imprescindível. Ele deve ter, pelo menos, 80 cm de largura por 2,10 m de altura.


Reportagem de Juliana Guimarães, especial para o iG
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário